Descrição

Escrita de Mulheres. Pensamentos críticos interdisciplinares coloca doze Mulheres no centro da produção do conhecimento e possibilita reflexões sobre violências estruturais que atentam contra suas singularidades. Cada avanço da politização obriga a reconsiderar e reinterpretar, os próprios fundamentos do direito (Derrida, 2010). Os espaços temáticos são diversos, “lugares de fala” que rompem com o silêncio instituído para quem foi subalternizado, um movimento no sentido de infringir a hierarquia, nos termos de Djamila Ribeiro (2020). As autoras rompem com o “sono dogmático” de Derrida e propõem “olhar subversor”.

A leitura da obra possibilitará conhecer epistemologia feminista através de produções individuais de mulheres sobre temáticas criminais, políticas e sociais de autoras das regiões Norte (Pará), Nordeste (Piauí), Sudeste (Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) e Centro-Oeste (Distrito Federal) do país. Amplia-se referências na temática de gênero privilegiando-se conhecimentos locais.

Não se trata apenas de mais um livro, delimitado por capas e margens, a ser lido por você, mas de obrade doze autoras que, somada à sua leitura, alcançará outras tantas mulheres beneficiadas pelo “Projeto Romper”, de Belo Horizonte/MG, com a destinação do lucro dos direitos autorais em favor do projeto. O projeto atende cerca de 80 mulheres, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no bairro Morro das Pedras, em Belo Horizonte/MG.

 

Os textos foram escritos por:

Ana Paula Balbino;
Adriana Mello;
Alice Bianchini;
Ana Lúcia Sabadell;
Bárbara Johas;
Cristina Zackseski;
Eugênia Villa;
Lívia de Meira Lima Paiva e Adolfo Ceretti;
Sandra Suely Moreira Lurine Guimarães;
Saada Zouhair Daou;
Sofia Rabelo;
Thaís Paz

As organizadoras:

 

 

 

Ana Paula Balbino

@paulinha.lb

Eugênia Villa

@eugenianvilla

Especialista em Direito Público pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).Graduada em Direito pela Faculdade Milton Campos (FDMC). Acadêmica no Mestrado Profissional - Promoção de Saúde e Prevenção da Violência - Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 2ª. Diretora Secretária do Instituto de Ciências Penais (ICP). Membro efetivo do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG), do Instituto Sílvio Meira (ISM) e da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ). Docente e Palestrante. Delegada de Polícia no Estado de Minas Gerais. Assessora de Articulação Interinstitucional da Polícia Civil de Minas Gerais junto à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (ACADEPOL). Delegada de Polícia Civil do Piauí; Professora do Curso de Diteito da UESPI e UNINOVAFAPI; Doutoranda em Direito e Políticas Públicas - UNICEUB/DF; Mestre em Direito - UNISINOS/RS; Especialista em Direito e Processo Penal - UFPI; Especialista em Direito Público - CEUT; Subsecretária de Segurança Pública do Estado do Piauí

 

Características

    • Ano 2022
    • Autor Ana Paula Lamego Balbino; Eugênia Nogueira do Rêgo Monteiro Villa [Orgs.]
    • Editora Editora D'Plácido
    • ISBN 9786555894837
    • Nº de Páginas 256

Avaliações

0.0
0 avaliações
UsuárioFaça um comentário sobre este produto.