Descrição

Este livro explora, de forma aprofundada e muito completa, o tema da vedação às decisões- surpresa. Foi escrito após a vigência do CPC de 2015, que consagrou o tema em seu artigo 10, e por essa razão é atualíssimo em relação à bibliografia e também jurisprudência, contando com a análise de todos os julgados do STJ sobre o tema desde a entrada em vigor do atual Código.
O autor defende ser a decisão-surpresa uma dimensão do princípio do contraditório pela qual o juiz está sujeito à oitiva prévia das partes, mesmo quando se trata de matéria de ordem pública, sob pena de nulidade. Tem como ponto alto a aplicação concreta dessa premissa em variadíssima plêiade de situações processuais, tais como os precedentes vinculantes e o princípio do iura novit curia. Analisa também desdobramentos em temas recursais que decorrem da impugnação de uma decisão-surpresa. Destaque especial para a rica análise de direito estrangeiro dos países que regularam o tema.

A obra tem como destinatário público mais variado possível, e se propõe a empreender uma análise crítica da atuação do Poder Judiciário com vistas ao aperfeiçoamento da prestação jurisdicional no país.

Características

    • Ano 2019
    • Autor Camilo Zufelato
    • Editora Editora D'Plácido
    • ISBN 9788560519729
    • Nº de Páginas 390

Avaliações

0.0
0 avaliações
UsuárioFaça um comentário sobre este produto.